Alto dos Moinhos

LUNA, Isabel – Sepultura do Alto dos Moinhos, Torres Vedras: resultados dos trabalhos arqueológicos. Torres Vedras: [policopiado], 2009.

Veja aqui (5,66 MB).

Em 1992, durante a realização de trabalhos agrícolas, foi descoberta uma cavidade num terreno, de onde foi retirada uma mandíbula humana. Chamada a GNR ao local, foi solicitada a intervenção do Museu Municipal Leonel Trindade e realizada, de imediato, uma escavação de emergência, destinada a registar e salvaguardar o achado e as informações possíveis.

Os trabalhos arqueológicos permitiram identificar uma sepultura de inumação, de configuração trapezoidal, constituída por esteios de calcário e coberta por duas lajes. Apresentava secção rectangular, fundo plano, lados paralelos e estava orientada no sentido nascente-poente, como é comum nas sepulturas cristãs medievais.

Tratava-se de uma sepultura de inumação individual, não reutilizada, encontrando-se o respectivo esqueleto posicionado em decúbito dorsal, com a cabeça orientada a poente. O estudo antropológico e a datação de C14 concluiu tratar-se de um indivíduo do sexo feminino, com cerca de 35 a 40 anos de idade, sepultado entre os anos 715 e 785, já durante a ocupação islâmica do território. No entanto, a tipologia e a orientação da sepultura e do esqueleto indicam-nos tratar-se de uma sepultura cristã.

© Isabel de Luna / 2009
Esta entrada foi publicada em . com as etiquetas , , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s